Afinal, pra que serve Assessoria de Imprensa?

Quando você decide investir na divulgação da sua empresa, a primeira pergunta que vem à mente é: em qual canal/meio de comunicação invisto meu budget para o marketing do meu negócio? Logo nas primeiras buscas incessantes na Internet você dá de cara com a tal Assessoria de Imprensa. Mas, afinal, pra que serve Assessoria de Imprensa? Como donos de empresas cedem entrevistas à televisão, rádio e jornais? Como fazer para o repórter vir até a minha organização para que eu possa falar do meu serviço em rede nacional? Calma lá, vamos entender desde o início.

O famoso marketing de conteúdo e a Assessoria de Imprensa

Hoje em dia, quando se fala em divulgação empresarial, estamos pautados no famoso “marketing de conteúdo”, o tão falado e comentado pelos gurus da comunicação. BINGO! Você está no caminho certo!

A propaganda por si só perdeu forças – não que ela não seja importante, obviamente. Mas com a abertura dos canais digitais e o acesso à informação, todos podemos e temos acesso ao conteúdo, sabemos e filtramos o que temos interesse em buscar. A propaganda pura e simples de “eu pago e apareço”, já não tem tanto valor. Quem pode pagar está lá porque tem dinheiro, mas onde está a sua relevância? A autoridade em seu serviço e produtos oferecidos? De onde vem essa reputação?

Autoridade e credibilidade da sua empresa: as chaves da Assessoria de Imprensa

Criar autoridade através do marketing de conteúdo não é um caminho simples e rápido. Ele exige muita dedicação, estudo, planejamento e um conteúdo relevante. Afinal, a concorrência é grande. Como me destacar?

A Assessoria de Imprensa está aí mais uma vez para mostrar porque possui toda a força e importância na atualidade. Através de um bom serviço prestado em Assessoria de Imprensa, a empresa, através da Fonte ou um Porta-Voz, pode se destacar em meio à concorrência, SE, DE FATO, tem serviços e/ou produtos RELEVANTES E VERDADEIROS a serem divulgados.

E isso falamos desde a micro, pequena, passando pela média até a grande empresa. Desde um profissional liberal da área da saúde, advocacia, até uma empresa de produtos de tecnologia gigantesca têm em mãos o poder de ser uma Fonte crível e relevante para reportagens de jornais.

3 dicas para se contratar uma Assessoria de Imprensa

1 – Antes de tudo, pesquise a reputação da agência

Os CEO’s da agência são profissionais formados em comunicação com entendimento e experiência da área do jornalismo? Entenda: cuidado para não comprar gato por lembre. O “marketeiro” por si só não possui a capacitação para lidar com o papel ético exigido pela imprensa, e isso é fundamental

2 – Pesquise em quais mídias a agência de assessoria de imprensa já conseguiu inserir os clientes atendidos.

É  no jornal pequeno do bairro, ou abrange a grande mídia, média e regional também? Fique de olho pra não investir seu suado dinheiro e não ter o retorno esperado. E veja: o retorno vem com o tempo.

3 – Importante ressaltar: leia os textos que a agência já enviou como sugestão de pauta para os jornalistas.

Envie para um amigo jornalista, redator ou que tenha o mínimo de conhecimento em redação e veja se os textos não possuem erros gramaticais e têm relevância de conteúdo. Falar que é assessor de imprensa muitos falam, mas ter um excelente texto, aí já é outra conversa

Como funciona o trabalho da Assessoria de Imprensa na prática?

Depois de checar a relevância da agência contratada, agora é hora de se preparar. Uma boa agência DEVE oferecer a você um bom treinamento para entrevistas com jornalistas, o chamado Media Training. Um período que você passa com os assessores para ser bem orientado em como se portar, trajar, o que e como falar em uma entrevista, seja ela para rádio, TV, impresso ou digital.

O passo mais importante para um trabalho sério e de resultado é o Planejamento.

Assessoria de Imprensa DEVE estudar, analisar e oferecer um Planejamento com Análises de Resultados constantes para que  o investimento no serviço tenha objetivos traçados e não seja em vão.

Depois do Planejamento realizado é hora de sentar e discutir as pautas, os chamados Releases. Momento de fechar a sugestão de pauta que deve ser enviada à imprensa, que nada mais é que um conteúdo de prestação de serviço à população, verídico e relevante como notícia. O desafio do assessor de imprensa é encontrar dentro da sua organização assuntos e pautas que sejam de interesse público, por isso apenas um jornalista experiente que trabalhe como assessor de imprensa tem essa capacitação mais apurada.

Depois da resposta positiva recebida pelo veículo de comunicação – após inúmeras, veja: inúmeras mesmo, de ligações telefônicas (o chamado follow-up ativo) que o pessoal da agência realiza com a imprensa – é hora de agendar a entrevista e colocar em prática o planejamento e o treinamento feitos lá no início.

Claro, isso é apenas um resumo de todo o processo muito mais complexo, mas em suma, essa é a prática do trabalho de uma assessoria de imprensa.

É muito caro pagar pelo serviço de Assessoria de Imprensa?

Um bom serviço nunca custa “preço de banana”. Não perca seu tempo investindo seu tão almejado e suado dinheiro.

Ética e verdade norteiam os trabalhos da Assessoria de Imprensa. Para ficar bem claro, jamais uma agência ética de assessoria de imprensa paga para divulgar uma matéria. Isso não deve acontecer. Isso não é correto. Tudo o que é divulgado por jornalistas através de uma assessoria de imprensa é conteúdo orgânico, é porque realmente contém uma boa informação e é de interesse público a ser divulgado na mídia.

Por isso, o que deve ser pago a uma assessoria de imprensa é um valor mensal, o chamado fee mensal para a prestação do serviço e intermediação de todo o contato com a  imprensa. Ou seja, muito mais barato que um valor pago em um anúncio publicitário, por exemplo, que demanda apenas uma única divulgação, sendo que a assessoria de imprensa pode alcançar vários veículos e públicos diferentes.

Sem contar que quando acontece alguma crise (relembre o caso Friboi, por exemplo) em sua organização e isso se torna algo divulgado na mídia, o trabalho de uma assessoria de imprensa faz toda a diferença para recuperar a imagem da sua organização.

Assessoria de Imprensa serve para criar autoridade para sua marca

Entendido sobre e relevância do trabalho da Assessoria de Imprensa? Um dos critérios mais fortes e relevantes no marketing de conteúdo hoje em dia! E pra somar ainda mais, o material produzido pela imprensa fica nas redes, proporcionando a divulgação digital da sua empresa. Isso é fundamental e gera mais um diferencial para o trabalho de Assessoria de Imprensa.

Relevância, reputação, autoridade e credibilidade – tudo isso resultado de um bom trabalho de assessoria de imprensa. Pergunte pra quem já trabalhou com uma agência séria e teve a oportunidade de ceder entrevista na grande mídia, e entenda porque é tão importante esse serviço para manter a sua empresa no patamar que ela merece, frente à concorrência.

Acesse a página “Portfólio” da agência Get Comunicações e conheça mais sobre Cases em Assessoria de Imprensa.

Gabriela Dias (diretora de Planejamento e Conteúdo – Get Comunicações)