“A imprensa pode contribuir para que sua organização obtenha o atributo de credibilidade. Não é o único caminho, mas é um dos mais percebidos pela sociedade. Ela ajuda a construir a admirabilidade da marca, porque tem grande influência na opinião pública.” Heródoto Barbeiro
Começar o texto com essa frase do jornalista Heródoto Barbeiro já responde a pergunta sobre por que devemos nos preparar para conversar com um profissional da imprensa. A credibilidade, a verdade, referência por busca de informações fazem com que a imprensa jornalística seja detentora de um contexto que transmite a realidade social e serviços relevantes a serem prestados aos cidadãos. Se a marca, produto ou serviço de uma empresa possuem a relevância, verdade, inovação e importância social para serem divulgadas em uma mídia jornalística, o papel da imprensa é de apurar e transmitir a informação à audiência e/ou leitores do veículo de comunicação.
É por isso que aqui entram alguns atributos de grande importância a serem estudados e treinados, antes mesmo de entrar em contato com qualquer jornalista/formador de opinião. Primeiro de tudo: é aconselhado não contatar diretamente o repórter/jornalista se você é uma empresa e representa o interesse de uma marca ou produto. Para isso, existem os assessores de imprensa que podem intermediar da maneira correta e saudável a relação com o meio de comunicação. Não estamos dizendo que é algo proibido, é apenas uma questão de etiqueta do meio, para evitar eventuais problemas para a empresa ou jornalista. Isso porque existem horários específicos de cada redação para o dead line e fechamento das edições. Cada editoria trabalha com assuntos específicos e cada produtor e repórter são responsáveis por áreas do conteúdo.
Todo assessor é jornalista e sabe muito bem lidar com as situações boas ou ruins que podem ser apresentadas durante a propagação de uma notícia. E mais: quando o representante da marca entra em contato direto com o jornalista pode-se suscitar qualquer tipo de desconfiança em relação à publicação de uma matéria positiva da marca – isso porque, infelizmente, existem ainda histórias de pagamentos e oferecimentos de jabás em troca de favorecimento de notícias de cunho positivo. Nenhum repórter quer e pode ser visto dessa forma; a idoneidade e veracidade são buscadas cotidianamente por esse profissional. Por isso, pedir o contato da assessoria de imprensa que pode intermediar todo o contexto com o meio de comunicação é a maneira mais confiável e correta de se trabalhar com a imprensa. Afinal, os profissionais estão aqui para isso e entendem muito bem as particularidades da profissão.
E mais: jamais fuja do jornalista. Ele é o representante da opinião pública, representa a sociedade e precisa ser atendido. Por isso que, independente da situação positiva ou negativa, a assessoria de imprensa vai saber lidar com o ocorrido. Podemos dizer que esse é o princípio para mantermos uma relação saudável empresa+jornalista.
Outro fator bastante importante é o relacionamento com os públicos de interesse, inclusive, a linguagem do meio de comunicação em questão. Cada Canal comunica de forma diferente, possui um público-alvo heterogêneo. Por isso, treinar e adaptar as linguagens a serem transmitidas para os jornalistas são caminhos essenciais. É preciso treinar com um profissional que tenha experiência na área e tenha vivenciado situações do dia a dia de uma redação para dar o norte a seguir em cada situação.
Esse assunto rende inúmeros textos sobre o Treinamento e Relacionamento com Mídia. Acompanhe as próximas postagens da Get Comunicações, aprenda mais sobre o assunto, e fique por dentro do mundo da Comunicação.
“Um dos caminhos para a liderança é aprender a dominar a comunicação”. Heródoto Barbeiro
Gabriela Dias – Diretora de Planejamento e Conteúdo (Get Comunicações)